sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Ano novo, vida nova?!

Último dia de 2010.
Esse ano foi uma confusão imensa. Aconteceram tantas coisas boas quanto ruins.. Talvez as ruins tenham sido um pouco mais enfocadas e sentidas (como temos o péssimo hábito de fazer sempre). Diria até que foi um ano "balanceado". Por conta disso, ao contrário do que se pode concluir, foi um ano bastante dramático e cheio de novidades.
O começo do ano foi beeeem intenso. Aconteceram coisas horríveis .. Mas ao mesmo tempo, coisas que me fizeram amadurecer e repensar bastante no que realmente quero da minha vida (ainda não decifrei esse enigma, mas pelo menos dispensei mais atenção a isso). E, por mais controverso que possa parecer, foi a época que eu mais curti desse ano! Viajei pra vários lugares e curti bastante com as pessoas queridas da minha vida.
Algumas mudanças foram completamente impostas e tive que me adaptar à elas. Outras foram lentamente acontecendo e tive bastante tempo para digeri-las. O que eu já sabia sobre mudanças é que elas sempre tem seu lado positivo e negativo; o que eu aprendi esse ano sobre elas é tentar focar o lado positivo. Afinal, mudanças acontecem, quer você queira ou não .. É como você lida e as encara que facilitam ou dificultam a evolução da sua vida.
O segundo semestre foi mais ermo. Fui lentamente me adaptando as mudanças que haviam ocorrido. Algumas foram bem dificeis, admito. Mas no fim, acho que finalmente compreendi que a maioria das mudanças eram necessárias e que tinham que acontecer em algum momento.
Gostei bastante do segundo semestre por conta dos shows. Não há nada como um bom festival, um excelente show daquela banda que você adora, pra lavar sua alma =)
Novembro demorou a passar, mas o ano acabou rapidinho. 


Existem muitas coisas que quero mudar em 2011.
Eu não acredito muito nessas coisas de "ano novo, vida nova". É claro que o começo de outro ano significa muitas coisas para muitas pessoas mas, no fim, é só o começo de mais um ano acadêmico, outro carnaval, seu 22º aniversário, o ano no trabalho que você finalmente vai poder tirar férias, o primeiro estágio, e por aí vai! 
Ok, eu sei que essas coisas são importantes para todo mundo. Mas temos sempre que lembrar que anos, datas, inclusive horas são só números que organizam a nossa vida e nos permitem viver em sociedade e blablabla. O mais importante é sempre lembrar que o começo de outro ano é mais uma chance de mudar; é aquela data extra que permite que você faça uma revolução na sua vida de um segundo para o outro sem que ninguém questione muito a sua mudança. É aquela data que permite que você elabore metas; que te incita a pensar melhor sobre sua vida e sobre suas escolhas; que te impulsiona a pensar sobre aquelas coisas que você queria ser e que gostaria de fazer. É aquela chance que você tem para mudar tudo que quer em sua vida e ser uma pessoa "melhor".
Isso tudo é ótimo! Inventaram uma data que instiga todos esses pensamentos e que sugere toda uma mudança pessoal e tals. Além disso, vem recheada de comida, tradições, amigos, família, viagens e a maior liberação do mundo pra encher a cara até não poder mais que existe.
Eu adoro que exista essa data para isso. O que me broxa total é saber que algumas pessoas não fazem isso; aquelas pessoas que não refletem sobre em que pé está a sua vida e o que ela pode fazer para mudar as coisas que ela não gosta e para melhorar aquelas que estão boas.
Afinal, a vida é isso aí. Constante mudança. Se você não se pergunta quem você é ou o que você está fazendo, você continua a vida naquele mecanicismo .. Você (sobre)vive naquela inércia. Isso é péssimo! 
Tudo isso não precisa acontecer porque passamos do dia 31 de Dezembro de 2010 para o dia 01 de Janeiro de 2011. Eu entendo que muita gente não tenha tempo para pensar nisso hoje ou amanhã. Sei que final de ano é aquela correria; não é todo mundo que realmente consegue pensar direito (after all, pensar sobre quem você é e como está sua vida, não é trabalho mental de 15 minutos, né?! .. Às vezes levam dias para conseguir concluir um único pensamento).
Por isso mesmo, sugiro que TODOS agendem pelo menos um momento durante o ano para pensar sobre isso ("agendar" é fóda, mas depois de um tempo isso irá ocorrer naturalmente, durante muitos momentos). Pense sobre quais foram as coisas favoritas que aconteceram nos últimos anos, quais foram as piores; o que você fez que te fez sentir bem e o que te fez sentir mal; como você tratou as pessoas queridas da sua vida; quais foram os momentos que te fizeram refletir; se você está sendo uma pessoa que gosta de você mesma ou não e por que; e por aí vai. Além disso, aproveite para pensar nas coisas que estão ocorrendo à sua volta e como elas afetam os outros e a você mesmo. Eu sei que pode parecer um discurso moralista mas, acredite: se eu aprendi alguma coisa nesses 3 longos anos de faculdade, é que o meio (físico, social) afeta diretamente nosso comportamento e que nós afetamos diretamente as mudanças que ocorrem nele. Portanto, pay attention! 
Enfim .. Pense um pouco sobre as coisas que realmente importam e pare de pensar naquelas coisas que parecem importantes mas não são (senão você só ficara estressado e sua vida ficará estagnada no dia 31 de Dezembro).
Viva com as memórias, mas não viva delas.


Com tudo isso em mente, o que eu tenho a desejar para minha família, amigos e todo mundo por aí é que tenham esse momento de reflexão e a coragem, força e meios para mudar tudo que quiserem. Espero que com isso, eles consigam alcançar o que realmente precisam e desejam!
É claro que é um processo e que pode ser meio demorado, então paciência e perseverança, pessoal! Não desistam no meio do caminho, porque o reforçador natural vem aí!
Pensem e planejem contingências ;] HASOIAIOSIAOS


Boa virada, everybody =D
2011, VENIMIM!!!

Um comentário:

  1. Boaa!!!!
    Sábias palavras, adoro o jeito que você escreve Jackie!

    Amadurecimentos, inevitávies mesmo...é muito bom perceber nas entrelinhas que a menina indecisa está cada vez (cada dia, mês hora, minuto) mais forte e mais valente.

    Feliz Mudanças Novas!!!!!!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir